Uma notícia que deixou não só Youtubers, mas usuários revoltados nas últimas semanas, foi que alguns canais no Youtube estavam praticando bot.
Bot é o diminutivo de robot, também conhecido como Internet bot ou web robot, é uma aplicação de software concebido para simular ações humanas repetidas vezes de maneira padrão, da mesma forma como faria um robô.
Essa é uma prática antiga, que quase sempre era rapidamente identificada, eliminada e punida.
Mas o que de fato é isso e por que essa notícia pode me interessar?
Vamos lá: alguns Youtubers literalmente "botaram a boca no trombone", entre eles o conhecidíssimo Cauê Moura, explicando em detalhes a trapaça.
Dois canais citados foram "Café & Cinema" e "uJoãozinho do Vine", que incluíram linhas de código em sites especializados em animes japoneses (dá para ser anime sem ser japonês?), fazendo com que cada vez que um usuário clicasse no botão play para assistir a um episódio, vídeos desses canais também começassem a rodar, só que em segundo plano e sem som, fazendo com que as visualizações para esses vídeos se multiplicassem.
Uma das métricas mais valorizadas pelo Youtube no momento é o tempo de visualização do vídeo. Os animes tem em média 20 minutos de duração. Então era só gravar um vídeo de 10 ou 15 minutos e se o usuário assistisse ao capítulo completo do anime, a visualização dos seus vídeos seria de 100%.
A conta do canal "Café & Cinema" foi excluída pelo Youtube e a "uJoãozinho do Vine" está experimentando uma queda violenta no número de visualizações.
Ok, mas o que eu tenho a ver com isso? Nem Youtuber eu sou!
Se você é fã de animes e costuma assistí-los pela internet, colaborou sem saber e querer com a trapaça e ainda teve sua banda consumida desnecessariamente. Imagine se a franquia de dados da internet tivesse vingado?
Se você nunca assistiu a um anime pela internet também foi prejudicado, pois esse tráfego adicional com certeza acabou ajudando a congestionar ainda mais essa nossa internet tão deficiente, prejudica o Youtube e os anunciantes.
E se você quer saber a quantas anda a velocidade da sua internet, utilize um dos nossos sites parceiros para testar gratuitamente agora: www.speedteste.com.br e www.testavelocidade.com.br.