A Microsoft, em parceria com a ASUS, anunciou oficialmente sua primeira incursão no mercado de consoles portáteis. Apresentados em 8 de junho durante o Summer Game Fest e Xbox Games Showcase, o ROG Xbox Ally (versão padrão) e o ROG Xbox Ally X (modelo premium) marcam uma virada estratégica: em vez de lançar um console portátil com sistema Xbox tradicional, a empresa optou por lançar dispositivos baseados no Windows 11, com interface e integração profundas com o ecossistema Xbox.

Ambos os modelos rodam nativamente o Windows 11 Home, beneficiando-se de uma experiência personalizada: ao iniciar o aparelho, o usuário é levado diretamente à Xbox Full Screen Experience, uma interface voltada especificamente para jogos, que reduz processos em segundo plano e prioriza desempenho.
O Game Bar, já conhecido dos PCs, foi adaptado para controles, com acesso rápido a configurações, bate‑papo e widgets, e há botões físico “Xbox”, gatilhos de resposta háptica e grip ergonômico inspirado nos controles tradicionais da marca.
O Ally traz o processador AMD Ryzen Z2 A, 16 GB de RAM e SSD de 512 GB, enquanto o Ally X eleva a configuração com Ryzen Z2 Extreme, 24 GB de RAM e SSD de 1 TB — inclusive traz gatilhos a impulso (impulse triggers), bateria maior e conectividade USB‑C com DisplayPort e Thunderbolt 4 . A tela IPS de 7″ oferece resolução Full HD a 120 Hz com proteção Gorilla Glass Victus, priorizando fluidez e resistência.
O hardware é apenas parte da proposta: o verdadeiro diferencial está na unificação entre console tradicional, PC e nuvem. A integração com Xbox Game Pass, streaming via Xbox Cloud Gaming e Remote Play, além do suporte a Steam, Epic e Battle.net, consolida o conceito de “jogar em qualquer lugar com a mesma conta e progresso” — um ideal de longa data da Microsoft . A empresa anunciou também um sistema de avaliação semelhante ao “Steam Deck Verified”, para garantir que jogos sejam compatíveis com performance satisfatória nos dispositivos.

Experiências iniciais da imprensa, como as do Wired, destacam a ergonomia aprimorada do Ally X e o refinamento do layout de controle, além de portabilidade e fluidez ao jogar títulos como Gears of War Reloaded.
O Polygon confirma que o sistema roda Windows 11 com Xbox UI personalizada e ressalta que, embora não execute jogos de Xbox Series S/X nativamente, permite acesso graças ao Xbox Play Anywhere — que sincroniza progresso entre PC e console.
Os dispositivos chegam no fim de 2025 (“holiday season”), nos principais mercados como EUA, Reino Unido, Canadá, Coreia do Sul, Japão e outros listados pela Microsoft
Ainda não há preços oficiais, mas fontes sugerem faixa entre US$ 599 (modelo básico) e US$ 999 (modelo X), seguindo padrões do mercado de PCs portáteis — um posicionamento estratégico que busca equilibrar custo e performance.
Essa parceria com a ASUS — plataforma já madura com o ROG Ally original — reflete escolha deliberada da Microsoft por flexibilidade e integração com Windows, depois de descartar um console portátil próprio
A decisão também se alinha à visão de “Xbox como plataforma universal”, abarcando PC, nuvem, mobile e dispositivos com Windows.
O anúncio coloca a Microsoft no centro de um mercado em expansão, enquanto a Nintendo lança o Switch 2 e a Valve expande o Steam Deck. Com preços competitivos e flexibilidade de execução de jogos, o ROG Xbox Ally pretende atender tanto jogadores casuais quanto entusiastas de PC. Um ponto de atenção fica por conta da fluidez ao alternar entre plataformas e a real experiência com o Windows — ainda um desafio para usuários acostumados a consoles tradicionais .
Em resumo, o que parecia rumor — o lançamento de um console portátil Xbox com Windows — agora é realidade com duas versões do ROG Xbox Ally. Equipados com hardware robusto, Windows 11 otimizado e ampla integração com ecossistemas Xbox e PC, os dispositivos prometem concretizar a visão de “jogar em qualquer lugar” da Microsoft. A verdadeira prova virá em novembro/dezembro de 2025, quando serão avaliados em consumo real, performance, usabilidade e custo-benefício.