Use corretamente todos os 4 Porquês

Eu não sei você, mas eu adoro escrever corretamente e um dos grandes desafios das pessoas é sobre como utilizar os “porquês”.
Eles são quatro e depois de ler as linhas abaixo, garanto que você não vai mais ter dúvidas se o correto é Porque, Porquê, Por que ou Por quê!

Vamos começar com Por que.
Use-o sempre que iniciar uma pergunta.
Exemplo: Por que a torneira da pia está aberta?
Você também deve utilizar Por que quando ele puder ser substituído por Por qual motivo, Por qual razão, Pelo qual ou Pelos quais (não necessariamente em uma pergunta).
Exemplos: Eu não sei por que (por qual motivo) você deixou a torneira aberta. Eu fico pensando por que (por qual razão) você deixou a torneira aberta. É esse o motivo por que (pelo qual) você não gosta que eu lave a louça? Estamos passando por um problema sério de falta d’água, sem contar o alto valor da conta. Esses são os motivos por que (pelos quais) você quer que eu feche a torneira?

Agora vamos ver quando utilizar Porque.
Use-o sempre que for responder ou justificar algo. Se puder substituir Porque por Pois, Uma vez que, Já que, Visto que e outras palavras que remetam à justificativa, então está correto.
Exemplos: Eu não fechei a torneira porque (pois) me distraí com o telefone tocando. Eu não fechei a torneira porque (uma vez que) ainda estou lavando a louça. Eu não fechei a torneira porque (já que) não sou eu quem paga a conta. Eu não fechei a torneira porque (visto que) não sou obrigado.

Esse é o mais fácil! Onde usar Por quê.
Use sempre que imediatamente após ele, exista um ponto de interrogação, ponto de exclamação ou ponto final.
Exemplos: A torneira não foi fechada, por quê? Eu não vou fechar a torneira e não me importa por quê! Eu não fechei a torneira, nem sei por quê.

E finalizando, onde usamos Porquê.
Esse tem mais regras a serem observadas.
Use-o sempre que ele significar Motivo ou Razão e que vier acompanhado de um artigo, de um pronome demonstrativo “este(a), estes(as), esse(a), esses(as), aquele(a), aqueles(as)” ou de um numeral.
Exemplos: Economizar água? Eu não acredito que seja o porquê (motivo, razão) você quer que eu feche a torneira. Me dê apenas dois porquês (motivo) que me convençam a fechar a torneira.

Bom, isso é apenas um resumo e espero que tenha gostado!
Agora, cá para nós: que pessoa chata e sem consciência, né? Custa fechar a torneira enquanto ensaboa a louça, o corpo e etc?